Parlamentares avaliam transporte de pacientes e atendimento de agentes de saúde

O conserto dos veículos agilizará o atendimento aos pacientes e vai desonerar os cofres públicos

Publicado em 27/09/2017 as 18:16 (Atualizado em 20/04/2018 as 08:08), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Ibatiba

Durante as sessões realizadas na Câmara de Ibatiba ao longo de setembro, os serviços, os equipamentos e o sistema de transportes do setor da saúde pública do município voltaram a ser temas dos discursos dos vereadores. Ambulâncias e vans sem utilização e a falta de atendimento por agentes de saúde nas comunidades rurais foram os principais assuntos abordados e cobrados pelos parlamentares.

De acordo com o vereador Ivanito Barbosa, o conserto das vans e ambulâncias da administração municipal devem ser feitas com urgência para agilizar o atendimento aos pacientes e para desonerar os cofres públicos.

“Identifiquei duas vans paradas e o município pagando aluguel de transporte de pacientes. Além disso, tem duas ambulâncias quebradas. Solicito o conserto dessas ambulâncias e vans o quanto antes para tentarmos resolver essa situação”, indicou o vereador Ivanito.

“A história das ambulâncias é uma vergonha! Continua faltando ambulância e o município pega esse veículo emprestado com outros municípios. Teve cidadão que pagou uma peça, do próprio bolso, para consertar uma ambulância para poder buscar paciente. Temos que tomar uma atitude. A saúde de Ibatiba está deprimente”, avaliou o vereador Fábio Ambrózio.

Os parlamentares também solicitaram a contratação de agentes comunitários de saúde para as comunidades rurais.

“Já faz algum tempo que na região de Santa Maria de Cima faltam peo menos dois agentes de saúde para atender a comunidade. Além disso, a unidade de saúde vinha atendendo a comunidade e precisa de uma construção maior e precisa funcionar. Já foram feitos processos seletivos, mas ainda não chamaram os profissionais”, Beto da Saúde.

O vereador Geilson Dias Tomaz também solicitou agente de saúde para a comunidade de Santa Clara.

Comissão

No início de agosto, a Comissão de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Carlos Alberto dos Santos, Ivanito Barbosa e Roberto Magnético, vem analisando a prestação de serviços de saúde à população no último semestre. O objetivo é investigar e buscar justificativas para a falta de medicamentos no Pronto-Atendimento Municipal e para a falta de manutenção de duas ambulâncias.