Novembro azul: campanha incentiva realização de exames regulares para combater câncer de próstata

Campanha Novembro Azul

Publicado em 06/11/2017 as 18:33 (Atualizado em 19/04/2018 as 06:46), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Ibatiba

Começou a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a importância do combate ao câncer de próstata e de exames regulares para garantir um diagnóstico precoce.

Em uma Pub na Austrália em 1999, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês, como forma de reforçar a conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos e, assim, nasceu o movimento "No shave November" e o bigode se tornou marca da campanha mundial.

O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Atualmente, mais de 61 mil pacientes foram diagnosticados com a doença no país, de acordo com o Instituito Nacional de Câncer (INCA).

É importante ter o diagnóstico o quanto antes, mas nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas de câncer. Conforme a doença avança, o tumor cresce, ocasionando sangramento, obstrução do jato urinário e dor. Nos casos mais avançados da doença, as células malignas podem se espalhar pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.

A partir dos 50 anos, é indicado que todo homem consulte um urologista regularmente para uma avaliação. A partir disso, o médico define a periodicidade da realização de exames. No caso de histórico familiar, o indivíduo deve procurar um profissional 10 anos a menos da idade em que surgiu o câncer no parente (se o pai teve aos 55 anos, os filhos devem fazer exames a partir dos 45).