Ibatiba comemora chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

A previsão é que o serviço comece a funcionar em três meses no município

Vereadores comemoram Samu em Ibatiba

Publicado em 26/03/2018 as 21:18 (Atualizado em 22/06/2018 as 21:01), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Ibatiba

Na última sessão da Câmara Municipal, realizada no dia 26 de março, os parlamentares comemoraram o anúncio da oferta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu 192 em Ibatiba, que receberá uma Unidade de Suporte Básico (USB).

O investimento do Governo do Estado faz parte do projeto de expansão do Samu em outros municípios, com um recurso total de R$ 4.364.924,24 por ano. A contrapartida do município de Ibatiba será disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.

A implantação do Samu na cidade auxiliará na redução do tempo de atendimento à população e fará uma importante cobertura no eixo da BR-262.

A previsão é que o serviço comece a funcionar em três meses.

Geração de emprego

Para a realização dos serviços, haverá contratação, por meio de processo seletivo, de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e socorristas para formação das equipes.

Cada equipe da Unidade de Suporte Básico é formada por motorista/socorrista e técnico de enfermagem. Essa ambulância atende aos casos de menor complexidade e é equipada com equipamentos básicos de suporte à vida.

Quando acionar o Samu 192

- Parada cardiorrespiratória; Dor forte no peito (infarto); Dificuldade de respirar/engasgo; Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame); Intoxicação (envenenamento); Queimadura grave; Choque elétrico;

- Acidente de trânsito com vítima; Queda grave e fratura; Afogamento; Surto psiquiátrico; Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca; Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.

O que dizem os vereadores:

“Foi uma luta de muitos de nós vereadores. É um sonho realizado. Temos certeza que a unidade vai ajudar a salvar muitas vidas na nossa região”, disse o Presidente da Câmara de Ibatiba, Elias Cândido da Silveira.

“O Samu será de grande valia para os nossos munícipes e também para os que trafegam pela BR 262”, avaliou o vereador Geilson Dias Tomaz.

“Havíamos solicitado a implantação do Samu em Ibatiba desde 2014 e agora recebemos essa notícia e estamos colhendo esse importante fruto”, comentou o vereador Carlos Alberto Santos.

“O governo está mandando o Samu para Ibatiba e isso é muito bom pra todos nós, mas temos que consertar as ambulâncias do município para ter um atendimento ampliado”, reforçou o vereador Ivanito Barbosa.