Horto Florestal é decretado como área de preservação e ganha status de Parque

O Parque tem uma área de 190 mil metros quadrados e será um espaço para pesquisa científica e desenvolvimento de atividades de educação ambiental

Horto Municipal tem espécies variadas de pássaros

Publicado em 04/05/2018 as 19:30 (Atualizado em 21/05/2018 as 21:16), postado por , Fonte:

Ibatiba ganhou uma importante área de preservação, o Parque Municipal Horto Florestal. O espaço natural foi implantado em 1989 e com o ato formal da assinatura do Decreto nº 48/2018, que aconteceu no dia 13 de maio, ele assumiu o status de Parque, o que possibilitará meios para a realização de vários projetos na área e para captação de recursos estaduais e federais para investimentos.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, como o Prefeito Municipal Luciano Pingo, os vereadores José Paulo Costa e Silva e Geilson Tomaz, entre outros representantes do Poder Legislativo.

O Horto tem uma área de cento e noventa mil metros quadrados e será um espaço para pesquisa científica e desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico, ficando sua administração sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo.

Os estudos necessários para a criação do Parque foram realizados por uma comissão composta por representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

E de acordo com o biólogo Leandro Sousa, membro da comissão, a preservação do Horto Florestal assegura não somente o bem-estar da fauna local, mas também da população que vive em seu entorno.

“Foi registrado um total de 104 espécies e aves no local, dentre as espécies de aves registradas, encontramos o Pixoxó que está ameaçado de extinção. Durante o estudo, observou-se também a presença de outros animais, como mamíferos de pequeno porte”, destacou Leandro.

*Com informações do site Prefeitura de Ibatiba