PONTOS TURÍSTICOS

Horto Florestal Municipal de Ibatiba - ES
Esta reserva ambiental que em 1992 foi apresentada ao mundo como a segunda maior floresta urbana heterogênica do país (a maior floresta destes moldes é a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro), sendo exibida em um documentário no encontro ambiental Rio-92. Segundo Dr. Renato Moreira de Jesus (Floresta Rio-Doce) para a Revista Guia EStradas 2004.

Sua origem se deu pelos problemas que ocorriam na área, já que está localizada na faixa batizada pelo geógrafo Aziz N.Ab´Saber de Mares de Morros, por seu relevo, clima e vegetação característicos, apresentava erosões profundas, perda de fertilidade dos solos, habitações irregulares entre outros problemas. Daí as encostas dos morros nos bairros Floresta, Brasil Novo e Novo Horizonte, receberam os primeiros plantios.

A decisão da implantação se deu entre a prefeitura municipal com o prefeito Sr. Soniter Miranda Saraiva e com o escritório local da EMATER-ES (atual Encaper), com a supervisão técnica dos senhores José Clério Morati Dalmonech técnico agrícola e Moisés Salomão de Faria Engenheiro Agrônomo. Como parceiros da implantação, contavam também com a Brigada Ecológica de Ibatiba, sob comando do cabo Almir Pellanda e o enfermeiro Wanderlei Salustiano. Não consta a presença da secretária de meio ambiente do município, já que este só veio a ser criado em administrações posteriores.

Com uma área total de 27 (vinte e sete) alqueires. Foram feitas pesquisas sobre de onde se poderiam encontrar mudas suficientes para reflorestar. Para a obtenção de mudas, a prefeitura firmou parcerias com a Aracruz Florestal, Fazenda Pindobas (Camilo Cola), ITCF (Instituto de Terras, Cartografia e Florestas - ES) e Floresta Rio Doce, que doaram mudas para o projeto da prefeitura municipal. 110.000 mudas entre nativas e exóticas Atualmente o Horto Florestal se encontra em processo parcial de abandono, parcial, pois quase não se fez nada para seu desenvolvimento ou preservação. Mesmo com alguns replantios nos últimos anos, o Horto está sendo devastado e esquecido.

\"Horto

 

Corredeiras da Usina, em Ibatiba - ES
 
\"corredeiras
 
Queda d'água com cerca de 50m de extensão, localizada no rio Pardo onde foi construída a antiga usina hidrelétrica do município. Possui grande volume de águas turvas. 
É rodeada por extensa mata de ambos os lados e pequenas propriedades, não sendo apropriada para banho. A partir da primeira queda, o rio segue seu curso por um vale pedregoso, dentro da mata, até a segunda queda, localizada 500m à frente. Seu curso é bastante acidentado e forma corredeiras caudalosas. O rio é rico em lambari e outros peixes pequenos, mas a quantidade de peixes tem sido reduzida em virtude da poluição.
 
 

https://ibatiba.es.leg.br/pontos-turisticos.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade